O que é o programa Minha Casa Minha Vida?

 

Transcrição do episódio

 Bem vindos amigos! Aqui é seu amigo André, e está no ar a primeira edição do Inteligência Imobiliária, imóveis com inteligência!

Sem mais delongas, vam

os part

ir logo para nosso assunto de hoje: O que diabos é o Programa MCMV do governo federal? Posso usá-lo para comprar meu imóvel? Posso construir? Até que valor posso comprá-lo?

Essas e outras dúvidas você tira AGORA!

Bom, o MCMV como já dito é um programa do governo federal. Iniciou-se em 2009  e desde então vem dando condições a muitas pessoas no Brasil a adquirirem seu primeiro imóvel.

Ele tem passado por transformações no decorrer dos anos, tais quais mudanças de valor limite de imóveis assim como o desconto dado, já que a inflação e a quantidade de habitantes de uma cidade é levada em consideração na hora de aferir os valores de que cada cidade pode se beneficiar.

Cada cidade conta com um valor limite de imóveis que podem ser financiados pelo programa, assim como o valor limite para o subsídio. Sim! Subsídio meus amigos, um desconto dado pelo Governo que se abate no valor da entrada do imóvel, fazendo assim caber mais facilmente no bolso de cada interessado.

Por exemplo, em grandes capitais, como São Paulo, o teto máximo é de 250 mil reais, com um desconto que pode chegar até 30 mil! Já em cidades menores, pegando como exemplo minha cidade linda onde moro, Jaú, no interior do estado de São Paulo, cujo limite do financiamento é 170 mil reais, e o desconto chega a até 20 mil reais.

Trocando em miúdos, você precisa fazer uma simulação de valores, pois o valor do subsídio muda para cada perfil de comprador. Se você é casado, se tem filhos, da sua idade e, principalmente, de sua renda mensal.

Cabe dizer que a comprovação de renda, ou seja, estar registrado em carteira, movimentação bancária, declaração de imposto de renda, etc, são essenciais para podermos provar para a Caixa econômica, que é o órgão que aprova os financiamentos em todo o Brasil, que você tem condições de pagar o financiamento.

Agora vamos para a sessão de perguntas e respostas rápidas!

“André, posso usar meu Fundo de garantia para dar entrada?” pode minha senhora, meu senhor, tudo que estiver reservado lá pode ser usado para auxiliar no valor de entrada.

André, o MCMV pode ser usado para imóvel usado? – Não, não pode. Somente imóveis na planta, sejam eles de grandes construtoras que constroem 50, 100, 200 casas ou apartamentos de uma vez só, ou se você quiser construir em algum terreno. Esse terreno pode ser um que você já possui ou em algum que você queira comprar juntamente com a construção do imóvel. Ah, e também pode comprar casas prontas com até 6 meses de habite-se, ou seja, até 6 meses depois da construção.

André, posso vender minha casa ou apartamento financiado? – Se for faixa 1,5 pra cima, pode. Calma lá, deixa eu explicar: o programa MCMV atende vários tipos de famílias. As famílias mais carentes, que participam de sorteios de casas ou apartamentos realizados pela Prefeitura de sua cidade não podem vender, alugar ou mesmo reformar o imóvel num prazo de 10 anos. Já quem compra pela faixa 2, ou seja, renda a partir de 2 salários mínimos, pode vender, alugar, etc. A única coisa que não pode é vender para alguém e não transferir o financiamento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça o programa Minha Casa Minha Vida – T01E01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *